Resumo De Quest O Social AV2

805 palavras 4 páginas
Particularidades da “questão social” no Brasil

Conforme o afirmam as várias produções do Serviço Social no campo marxista, entender a “questão social” é, de um lado, considerar a exploração do trabalho pelo capital e, de outro, as lutas sociais protagonizadas pelos trabalhadores organizados em face desta premissa central à produção e reprodução do capitalismo. Conjugadas, essas premissas derivam em expressões diversificadas da “questão social” em fase das quais cabe sempre um processo de investigação a fim de caracterizá-las enquanto “unidade na diversidade”, ou seja, devemos nos esforçar, como categoria, para apontar as característica e “formas de ser” de cada expressão da “questão social” enquanto fenômeno singular e, ao mesmo tempo, universal, cujo funcionamento comum é dada pela centralidade do trabalho na constituição da vida social.
Isso significa não perder de vista as mediações própria ao processo de constituição do capitalismo brasileiro no contexto do capitalismo mundial. Significa também, não perder de vista que o potencial totalizador presente no debate sobre a “questão social”,na perspectiva em que ele se realizou aqui, impõe um percurso de relações e mediações necessariamente conectadas, impedindo, dessa forma, que a imperativa eleição do desemprego como foco de investigação se dê numa angulação que o isole dos demais “complexos de complexos” que o determinam e dele resultam.
Essas advertências são da maior importância dada a articulação, na realidade,entre essa e as demais expressões da “questão social”. É evidente, por exemplo, que a pobreza –muitas vezes tomada como expressão máxima da “questão social” –somente pode ser entendida quando considerada a partir da incapacidade de reprodução social autônoma dos sujeitos que,na sociedade capitalista remete, de modo central, à questão do desemprego. Pochmann (2006,P.25) considera que a formação do mercada de trabalho no Brasil possui, especialmente entre os anos de 1930 e 1970, algumas característica

Relacionados

  • Apresentsção do aluno
    18501 palavras | 75 páginas
  • Matemática discreta
    88141 palavras | 353 páginas