RESUMO DE PSICOLOGIA
As leis gerais da psicologia dizem que se apreende quando se é reforçado, mas é a história do grupo ao qual a pessoa pertence que vai impor o que é reforçador ou o que é punitivo. Assim também o que se deve ser apreendido é determinado socialmente. Dessa maneira podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não estejam ligados a componentes sociais e são exatamente esses aspectos que se tornaram o enfoque da psicologia social, ou seja, em outras palavras a psicologia social estuda a relação entre homem e sociedade. Sua preocupação atualmente é conhecer como o homem se insere nesse processo.
Ao nascer, o ser humano necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência e toda a sua vida será caracterizada por participações em grupo. Em cada grupo social se encontram suas normas que regem as relações dos indivíduos. Essas normas são o que caracterizam os papéis sociais a exemplo: pai e mãe, que se caracterizam como um homem e uma mulher devem se comportar quando tem um filho. Mas diante da reflexão de grupos e influencia por ele estabelecida, vem a dúvida: Onde ficam as características que individualizam cada um de nós?
Depende das situações que vivemos, em umas vamos ser determinados e outras poderemos agir livremente, liberdade a qual se manifesta a nossa personalidade, assim cada um vai construindo o seu “eu” e desenvolvendo a individualidade, a identidade social e a consciência de si mesmo. A identidade social é o que nos caracteriza como pessoa, é o que respondemos quando nos