resumo de processos de cuidar
Conhecendo-se a atuando-se nas diversas fases da historia natural da doença, poder-se-á modificar o curso da mesma, isso envolve desde as ações de prevenção consideradas primarias ate as terciárias, combater a fase de incapacidade residual.
PREVENÇÃO PRIMÁRIA: nesse nível, encontram-se agrupadas as medidas ou ações especialmente destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Dentre elas destacam-se o saneamento básico, a vacinação, o controle de vetores e a interrupção do fumo na gravidez, por exemplo.
Após a instalação do período clinico ou patológico das doenças, as ações secundarias visam fazê-lo regredir, ou impedir a progressão para o óbito, ou evitar o surgimento de sequelas.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: incorpora uma serie de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em consequência, suas complicações. Os exames periódicos e o auto exame de mama, entre outros, são procedimentos de reconhecida eficácia para o diagnostico precoce, que permite o inicio do tratamento e evita, muitas vezes, o agravamento da enfermidade.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA: esse ultimo nível procura minimizar os danos já ocorridos com a doença. Engloba ações voltadas á reabilitação do individuo após a cura ou o controle da doença, a fim de reajusta-lo a uma condição de vida. Fazem parte dessas medidas a fisioterapia, a terapia ocupacional e a colocação de próteses, por exemplo.
INICIAÇÃO A CIÊNCIA DA ENFERMAGEM
CONCEITO DE SAÚDE:
Torna-se importante destacar o conceito ampliado de saúde, definido na 8º Conferência Nacional de Saúde como:
Resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberação, acesso a posse da terra e acesso a serviços de saúde. É , assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção as quais podem gerar desigualdades nos níveis de vida ( BRASIL, 1986 ).
No Brasil o tema é abordado na Constituição