Resumo de Português
2. Nível semântico da língua: diz respeito ao significado, aos efeitos de sentido gerados no texto.
3. “Indique a função morfológica”, “classifique morfologicamente” = indique a classe gramatical.
4. “Aponte o valor semântico” ou “Indique a relação semântica” = diga qual o significado, o motivo do termo. Ex.: portanto → conclusão e porém → adversidade.
5. “Resuma em um período simples” = resuma em apenas uma oração (com verbo!)
6. Tópico-frasal = ideia-núcleo.
7. “Analise sintaticamente” = classifique em sujeito, predicado e predicativo do sujeito. Vão ser só esses. Não inventem mais nada tipo “aposto” na hora de classificar.
8. “Explique a relevância semântica” = explique a importância do significado.
9. “Classifique o sujeito” = diga se é simples, composto ou em elipse.
10. “Defina com uma frase nominal” = defina com uma frase sem verbo, ex.: Brasil: o país de todos.
MORFOLOGIA A Morfologia é a área da língua que estuda as classes gramaticais e a estrutura e formação das palavras. Pra gente, por agora, o que interessa é o reconhecimento das classes de palavras. (A estrutura e a formação é aquela coisa que a gente deu no final do ano passado de desinência e etc, só pra vocês saberem). Um pequeno resumo de cada classe:
1- Substantivo: São as palavras com a quais designamos os seres em geral – pessoas, animais e coisas. Além disso, podemos destacar como substantivos os lugares, sentimentos, estados, qualidades. Por enquanto, pra nós, é importante saber que o substantivo pode ser núcleo do sujeito e/ou núcleo do predicativo do sujeito. Ex.: Casa, amor, honestidade.
2- Adjetivo: São as palavras que qualificam ou caracterizam o ser e que vêm ao lado do substantivo. Além de outras funções sintáticas, os adjetivos podem atuar como predicativos do sujeito. Ex.: