Resumo de pinto ferreira
1Fases evolutivas do estado e esrutura sociopolitica da tribo .
Para Pinto ferreira o Estado euma entidade in frieri ou seja está sujeitado a varios fatores e condições modeladores. As grandes fases do estado são:
- o estado latente em potencial na organização tribal
-o Estado pimitivo de conquistadores
-o estado feudal
-estadi absolutestado democratico constitucional
Primeiramente , é preciso assentartar que o Estado é uma característica histórica , um fenõmeno de transição da humanidade . Desse modo os proto-homenidios , não há grupos politicos, permitido que a vida social seja dominada pela barbarie. N esse contexto , a soberania , era puramente individual na organização social em forma de de ordada ond o individuo mais forte do grupo proto-homininídeos era o dominante e representava o grupo e o poder co m força violenta.Trata-se puramente da soberania da familia ,da pequena comunidade.
Há 50 mil anos a vida durante o periodo do homen da rena dos homens coletores , a sociciedade torna-se mais complexae a organização tribbal já se cristaliza difusamente , e há sobeania difusa dos chefes da tribo .Isso é como se fosse o embrião do Estado.
Segundo a teoria de de JAMES FRAZER o lide dessa comunidade sue aquele que medicine-man um magíco, sendu suas funções juridica e governamentais desenvolvidas após . já DAVY o cacicado prvem do acumulo da riqueza, enquanto Rivers acredita que tal posiçao vem de uma autoridade individual de impor a vonadade ao grupo social de forma conjunta.
Entretanto para a sociologia sistemática e concreto-empírica diz que o cacicado não e um fator isolado e sim a resutante de um conjunto dimensões societais.não sendo necessario um com corpo govenamental que goza de poderes gerontocentrais. Isto é ,o chefe é designado pelos componentes do grpo ,pela conciencia coletiva, temporariamente ou não para realizar intencional e impusivo vitis a comunidade, ou seja ,o