Resumo de microeconomia
Teoria macroeconômica: aspectos gerais; agregados econômicos (I; S interna e externa; crédito; i; câmbio = preço da moeda nacional em relação à moeda estrangeira; balança comercial.
Princípio da racionalidade limitada: preconiza de que diante de uma série de opções os indivíduos deveriam escolher a mais vantajosa. Prefere-se mais a menos.
Princípio da maximização de utilidade: obter máximo lucro, no caso do empresário e máximo prazer ou satisfação no caso do consumidor.
Fluxo circular da renda: surge a partir da possibilidade que os indivíduos têm de venderem sua força de trabalho. Essas transações ocorrem no mercado de fatores. Em contrapartida, recebem um salário pelo trabalho prestado. Por outro lado, as empresas ofertam produtos que podem ser adquiridos no mercado de produtos pelos consumidores. Com isso, temos um movimento circular que representa toda a dinâmica de funcionamento da economia.
Produtividade: produzir mais produtos com menos fatores de produção.
Crise -> menos demanda dos consumidores -> diminui a produção -> estagnação da economia
História do pensamento econômico
Principais preocupações da escola clássica: Crescimento econômico, ampliação dos mercados e excedente de mercado. Consideravam a ciência econômica Regida por leis naturais (se auto regulava, “laissez-faire”).
Fisiocratas (1760-1770) características: Visão naturista, agricultura como setor principal | Essência do pensamento: O universo é regido por leis naturais, absolutas, imutáveis, não cabendo ao homem o papel de mudá-las.
Mercantilistas (Entre o século XV e o final do século XVIII) caract: Saldos favoráveis na balança | EP: Uma nação rica era aquela que tinha grande quantidade de metais e soubesse gerenciá-los. Priorizava-se a exportação.
Adam Smith (1723-1790) obra: A riqueza das nações (acumulação de capital: infra-estrutura | aumento da