Microeconomia - resumo AV1 Estácio
785 palavras
4 páginas
Microeconomia: Resumo AV1Economia: estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
Paradoxo da Economia: as necessidades humanas são sempre crescentes, enquanto os recursos naturais são sempre mais escassos.
Bens econômicos: se caracterizam pela utilidade, escassez e por serem transferíveis. Ex: eletrodoméstico (bem econômico durável), alimentos (bem econômico não durável), investimentos (bens de capital).
Bens Livres: são os bens cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todo mundo. Ex: ar.
Serviços: trabalho quando não destinado à criação de bens.
Fatores de produção: são os elementos que tornam possível a produção de bens. São eles: Capital, Trabalho e Terra.
Meios de produção: são bens utilizados para a produção de bens, mas que não se incorporam no produto final, como máquinas e equipamentos.
Mercado: é toda instituição social na qual bens, serviços e fatores produtivos são trocados livremente, tendo como foco uma determinada unidade econômica.
Sistema Econômico: sistema que busca viabilizar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades sociedade (sempre crescentes) e o consumo de recursos (sempre escassos) de modo a não exaurir estes últimos.
Teoria Malthusiana: segundo Malthus, as necessidades da sociedade sempre suplantam os recursos para satisfazê-las, daí a importância da Economia, para tentar suprir essas necessidades. De acordo com a Teoria Malthusiana, os recursos crescem em progressão aritmética, enquanto as necessidades crescem em progressão geométrica.
Sistema de Mercado (Economia de mercado): é baseado em um conjunto de regras, pelo qual se compram e vendem bens, serviços e fatores produtivos seguindo-se regras estatais, mas sem uma tutela direta do Estado.
Sistema de Planificação Central (Economia Centralizada): apresenta os