Resumo de leitura Kill H. Park Cap. 3
Texto ( Referência): KILL, H. Park. Introdução ao estudo da Administração, São Paulo, Pioneira, 1997
Capítulo 03: Abordagem das Relações Humanas
IDÉIAS-CONTEÚDO
TÓPICOS PARA A ESTRUTURA
DO TEXTO
A Abordagem das Relações Humanas iniciou uma nova fase na Administração, onde estudamos também o fator humano nas organizações.
Atualmente as relações humanas são tratadas de maneira prioritária dentro das organizações.
Os problemas individuais, a relação entre as pessoas e os conflitos intragrupais e entre grupos de trabalho são de extrema importância para o bom desempenho dentro da empresa.
Estudos de Hawthorne: Elton Mayo – Direcionou seus estudos para uma área diferente da Abordagem Clássica, o estudo do relacionamento dos trabalhadores entre si, atentando-se ao impacto da satisfação não-econômica na produtividade do trabalhador.
As pesquisas de Mayo na Western Eletric visavam detectar de que modo fatores ambientais (como a iluminação) afetavam a produtividade.
Logo com os primeiros resultados percebeu-se que havia outros fatores além das condições físicas que alteravam a produção.
Um desses fatores foi chamado de efeito psicológico e retratado na influência das suposições dos funcionários sob sua produtividade.
Outras experiências foram realizadas e comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fisiológico.
Observou-se também a existência de grupos informais que criavam seus códigos e reações de lealdade que governavam as relações de seu membros.
Os trabalhos de Mayo constituem um marco para o início de uma nova forma de pensar sobre a Administração. Pela primeira vez o trabalhador, o ambiente de trabalho e as relações entre eles e os outros companheiros do grupo se transformam no centro de interesse dos estudiosos. Pela primeira vez também as relações humanas, as motivações dos operários e a liderança gerencial são enfatizadas. Começava-se a sentir a importância das ciências na Administração.
Gerenciando os