Resumo de introdução à contabilidade.
Contabilidade: sistema de informação que controla o patrimônio da empresa.
Objetivo da Contabilidade: permitir a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, possibilitando a tomada de decisões.
Objeto da Contabilidade: o patrimônio das entidades.
A Verdade da Contabilidade: Ser um instrumento útil para a tomada de decisões para o usuário, tendo em vista a entidade.
O Foco da Contabilidade: A comunicação financeira.
Entidade: Qualquer pessoa jurídica.
Campo de Atuação da Contabilidade: São as entidades com ou sem fins lucrativos a fim de evidenciar variações financeiras e/ou patrimoniais.
Princípios da Contabilidade:
Realização: A receita é reconhecida no período contábil que é realizada.
Entidade: A pessoa Física não se mistura com a Jurídica.
Continuidade: As entidades duram por um período indeterminado.
Custo como Base de Valor: O custo de aquisição de um ativo ou dos insumos necessários para fabricá-los e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a Entidade.
Denominador Comum Monetário: A contabilidade deve ser processada numa única moeda.
Convenção da Consistência: (Uniformidade) A contabilidade deve sempre obedecer a padrões de trabalho para não prejudicar a comparação dos relatórios contábeis.
Convenção do Conservadorismo: (Prudência) Estabelece que o profissional deva manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, utilizando menor valor para os ativos e receitas e maior valor para os passivos e despesas.
Convenção da Materialidade: (Relevância) O profissional deve considerar a relação custo – benefício da informação que será gerada, evitando perdas de recursos e de tempo para a entidade.
Convenção da Objetividade: O profissional deve se basear, sempre que possível, em documentos que comprovem a ocorrência do fato administrativo.
Informação de Natureza Econômica: São as informações dadas