Formação social politica e econômica do brasil
Esse trabalho reporta sobre o passado de nossa politica e modo de vida, mostrando os problemas das épocas passadas, analisando se esses mesmos problemas continuam e quais as mudanças que tiveram. É uma discussão dos modelos de politica e suas mudanças, o que melhorou o que continua a mesma coisa o que piorou, e a finalidade para a política atual e que o mesmo fez com a nossa identidade cultural.
O período colonial: estrutura econômica, política e social
Existem algumas versões para o “descobrimento do Brasil”, uma delas é a do comandante militar português chamado Pedro Alvares Cabral que chegou em terras brasileiras no dia 22 de abril de 1500. O que podemos dizer é que oficialmente o Brasil foi “achado” pelos portugueses, porém, a terra já era habitada pelos índios, e estes então seriam os verdadeiros descobridores.
Quando chegaram, portugueses e índios tiveram um boa relação a primeiro contato. No começo se interessaram pela extração do pau-brasil e pra que isso ocorrese necessitavam da “ajuda” dos nativos, em troca do serviço prestado ”presenteavam” com escambos. Passado os anos os resolveram partir para outro tipo de comércio, o cultivo da cana de açucar, só que para tal empreendimento era necessário a mão de obra e a posse das terras dos indios o que resultou em conflitos entre eles, por fim, os indigenas foram derrotados. Os portugueses começaram uma frustrante tentativa de escraviza-los, todavia não conseguiram, pois os índios por sua cultura trabalhavam para seu sustento diario e não se acostumavam com o modo de produção ao qual era exigido.
As consequências do processo de colonização para os índios foram de sucessivas perdas, pois antes da chegada dos portugueses em terras brasileiras, havia uma formação de sociedade livre da regra dos europeus, após sua chegada além de perder suas terras muitos perderam a sua liberdade e tantos outros suas vidas. Desde a chegada dos