Resumo de história da psicologia
Através da filosofia Grega, surgiu a primeira tentativa de sistematizar uma forma de psicologia, a qual definiram como o estudo da alma.
só a partir da segunda metade do século XIX passou a existir como ciência trazendo a figura do psicólogo e passaram a ser criadas as instituições voltadas para a produção e transmissão de conhecimento psicológico. (Wundt )
Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX.
Os filósofos pré-socráticos (assim chamados por antecederem Sócrates, filósofo grego) ---- Preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. ---
Mas é com Sócrates (469-399 a.C.) que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. ( A RAZÃO )
Platão (427-347 a.C.), discípulo de Sócrates. procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo.
Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. A medula seria, portanto, o elemento de ligação da alma com o corpo.
+ Platão concebia a alma separada do corpo
+ Quando alguém morria, a matéria desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão Sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados.
Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma.
A origem da Psicologia Científica Wilhelm Wundt (1832-1926). Wundt cria na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia.
O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século XIX. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos na Universidade de Leipzig.
Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia