Resumo de Historia "Expansão e cruze no Brasil"
O santo do pau oco e o oratario foram dois simbolos de fé muito importantes no Brasil colonial, porém eles também eram usados como "esconderijos"de ouro/diamante de contrabandistas com o objetivo de escapar dos impostos cobrados pela coroa port.
Portugal dependia muito do ouro/diamante vindo da colonia, por isso tentava sempre controlar a produção.
O fim da União Ibérica e o novo contexto Colonial
No fim da União Iberica o comercio maritimo/economia português estava falido ( Devido à necessidade de financiar os conflitos da espanha). E justamente por isso em 1640 se rebelaram contra a união com a Espanha, o resultado disso foi o coroamento do Duque de bragança.
Assumindo o trono os portugueses criaram :
-Conselho Ultramarino (1642) - tentativa de aprimorar a adiministraçao colonial
-Companhia Geral do Brasil(1649) - Visava atrair capitais privados para a empresa colonizadora.
A Expansão Territorial da América Portuguesa
No sec. 17 com a ajuda das missões jesuiticas a presença portuguesa no Sul Americano aumentou (Ex territorio espanhol ) e a União Ibérica tinha tornado as fronteiras coloniais invalidas. Quando os portugueses chegaram na Amazonia eles criaram o Forte do Presépio e o Forte de São José da Barra do Rio Negro afim de se defenderem e se espalharem na região
Os Bandeirantes
A vila de SP acabou se transformando em uma base para os colonos que estavam afim de "desbravar" os sertões, e no final do sec 16 essas expedições começaram ( O objetivo era de expansão do territorio português e procura de minerios valiosos ). Tinha 2 tipos de expedições :
1º - As entradas - organizadas/financiadas pela coroa port
2º - As bandeiras - organizadas por particulares ( Reuniam indios/mamelucos, se comunicavam com a "lingua geral" e quando não encontravam ouro, escravisavam indigenas atacando aldeias/missões jesuiticas)
Riqueza Nas Minas Gerais
Com a crise financeira de portugal, a coroa ficou obcecada em achar ouro na colonia, até