PRODUÇÃO DO OURO NO BRASIL
O Brasil, embora se caracterize como um produtor mundial de ouro reconhecido, possui cerca de 15 minas em atividade com produção superior a 100 kg/ano, sendo que duas delas – Morro do Ouro (Rio Paracatu Mineração) e Cuiabá (Anglogold Ashanti), atingirão em 2009, individualmente, uma produção superior a 10 toneladas/ano. Além dessa mina, pode-se destacar as minas, Fazenda Brasileiro - BA , Serra Grande – GO Jacobina – BA, Chapada – GO e São Francisco – MT todas com produção superior a 3 toneladas/ano, conforme tabelas a seguir(Tabela 15).
Os sistemas de lavra utilizados na extração de minérios de ouro são a céu aberto ou subterrâneos, a depender das características de cada depósito. A extração do minério pelo sistema de lavra a céu aberto como na mina Morro do Ouro – MG, normalmente é feita por bancadas, sendo realizada através da abertura de uma cava, em que são estabelecidos diversos níveis (bancos) com alturas variáveis de acordo com as condições geomecânicas da rocha, com a escala de produção da mina e com a capacidade operacional dos equipamentos. Na lavra subterrânea, dentre os diversos métodos conhecidos, os mais comuns, no Brasil, são abatimentos por subnível, realce aberto corte e aterro.
O beneficiamento do minério de ouro é realizado, normalmente, nas proximidades das próprias minas, buscando-se assim evitar despesas desnecessárias com transportes de material estéril. O tratamento do minério de ouro tem como objetivo a concentração do metal a partir da recuperação de suas partículas dispersas na massa do minério.
O ouro representa uma grande variedade de uso, desde matéria prima para a confecção de jóias a lastro monetário.
Os principais usos do ouro são:
Produção de jóias;
Indústria eletro- eletrônica;
Lastro monetário;
Moedas e medalhas comemorativas e muitos outros;
O ouro é importante tanto na indústria como nas artes; ele também possui um status singular entre todas as mercadorias comercializadas, valorizando-se