Carbono
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMPUS VILLA LOBOS
GOVERNANÇA CORPORATIVA: ODEBRECHT - UMA CULTURA FAMILIAR DE SUCESSO
Projeto apresentado para avaliação no desenvolvimento e na conclusão de artigo cientifico, referente ao curso de Administração, turma 8°D da Universidade Mogi das Cruzes - campus Villa Lobos, orientado pela Professora Doutora Maria Rebeca Ramirez Ramirez.
Prof.ª Orientadora: Doutora Maria Rebeca Ramirez Ramirez.
São Paulo
2012
SUMARIO
I RESUMO 3
II PALAVRAS-CHAVE 5
1 INTRODUÇÃO 7
2 GOVERNANÇA CORPORATIVA 7
3 ODEBRECHT 7
4 ORGANIZAÇÃO DO FUTURO 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6 BIBLIOGRAFIA 9
I. RESUMO
Esse é o atual conceito divulgado pelo IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
II. PALAVRAS-CHAVE
A transparência é um dos requisitos mais importantes que permeiam todas as ações da Odebrecht com seus clientes, parceiros comerciais.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do artigo é demonstrar os objetivos da Governança Corporativa (GC) e os diferenciais que ela acresce à empresa que a utiliza como uma ferramenta de gestão, mostrando também, como a Odebrecht criou seu próprio estilo de GC baseando-se nos pilares desta, bem antes de se tornar um padrão, especialmente àquelas organizações que possuem capital aberto e negociam ações e dividendos na bolsa de valores (ou não, dependendo de seu planejamento estratégico).
A GC pode ser vista como um método que visa aumentar a probabilidade de lucro e, consequentemente, o recebimento de dividendos por parte dos acionistas. E dependendo de como é empregada dentro da organização, pode se transformar em uma excelente base para a implantação e consolidação de uma cultura organizacional forte e presente no dia a dia