Resumo de histologia do rim
O aparelho urinário é formado por dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. A produção da urina, assim como sua eliminação, contribui para a manutenção da homeostase, pois são eliminados diversos resíduos do metabolismo.
RIM
Tem a forma de um grão de feijão com uma borda convexa e outra côncava, na qual se situa o hilo. O hilo contém dois ou três cálices, que se reúnem para formar a pélvis renal. O rim é constituído pela capsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical e a zona medular.
A zona medular é formada por 10 a 18 pirâmides medulares, cujos vértices fazem saliência nos cálices renais. Estas saliências são as papilas. Cada lobo renal é formado por uma pirâmide e pelo tecido cortical que recobre sua base e seus lados.
Cada túbulo urinífero do rim é composto de duas porções funcionais e embriologicamente distintas: o nefron e o túbulo coletor. O nefron é formado por: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle, e túbulo contorcido distal. O túbulo coletor conecta o túbulo contorcido distal aos ductos coletores.
Corte esquemático do rim.
Corpúsculos Renais e a Filtração do Sangue
O corpúsculo renal tem cerca de 200 µm de diâmetro e é formado por um tufo de capilares, o glomérulo, envolvido pela capsula de Bowman. A capsula possui dois folhetos: um interno e outro externo, e entre eles há o espaço capsular. Cada corpúsculo renal tem um polo vascular pelo qual penetra a arteríola aferente e sai a arteríola eferente, e um polo urinário, onde tem início o túbulo contorcido proximal.
O folheto externo ou parietal da capsula de Bowman é constituído por um epitélio simples pavimentoso. As células do folheto interno ou visceral modificam-se durante o desenvolvimento embrionário, adquirindo características próprias. Essas células são chamadas de podócitos e formadas pelo corpo celular, de onde partem diversos prolongamentos primários que dão origem aos prolongamentos secundários. Entre os