Resumo de escrita fiscal
1.Para legalizar uma empresa é preciso registrá-la em quais repartições públicas? JUCEPE (Junta Comercial do Estado de Pernambuco); prefeitura; receita federal; cartório jurídicas e etc. 2.Porque os órgão competentes efetuam uma rigorosa fiscalização no controle de confecção de notas fiscais? Qual a influencia da nota fiscal eletrônica? Para evitar a confecção de talões falsos. A nota fiscal eletrônica influencia no combate a sonegação e no acompanhamento da movimentação em tempo real e para evitar a confecção de talões em duplicidade.
3.Congresso Nacional é formado por duas instituições, quais são? Senado Federal (estados) e a Câmera dos deputados (povo). 4.Quais as espécies de tributos? Impostos, taxas e contribuições.
5.As informações principais que devem constar em um Contrato Social são: Nome, endereço, data de nascimento dos sócios, valor do capital social da empresa, pessoa que exercerá a administração, sede da empresa, ramo de atividade e etc.
OBS:
*LTDA – capital fechado, sócios limitados, poucos sócios (cotas limitadas, onde cada sócio tem uma parte definida das ações).
*S/A – sócios ilimitados, muitos sócios. (sociedade anônima, tem o capital divido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionista será limitada ao preço da emissão das ações escritas ou obtidas).
*Simples Nacional: é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, aplicável as microempresas e as empresas de pequeno porte.
*Talões de Notas Fiscais: as empresas depois de inscritas, deverá confeccionar os talões de nota fiscal de venda ou de prestação de serviços, que poderão ser manuscrito, datilografados; é através da nota fiscal que identificamos o faturamento das empresas para que os impostos e contribuições sejam calculados e recolhidos aos cofres públicos. Este documento quando emitido é lançado no livro fiscal denominado registro de saídas e se for pessoa jurídica quem adquiriu registrara no livro