Relatorio final pesquisa de mercado
COMUNICAÇÃO SOCIAL
BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PESQUISA DE MERCADO E
RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE MERCADO
Cibele Conceição da Silva
Diana Rodrigues da Silva
Mariana Carla Lira
Mariana Miranda
Paula Santos
Shirley Amorim Rabêlo
RECIFE
NOVEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
No início dos anos 90, o índice de audiência da televisão aberta nos Estados Unidos cai consideravelmente até ser superada, em 1998, pela TV a Cabo. Por trás desse contexto está algo mais do que o poder de escolha, é o início da popularização da internet que chega para desafiar os veículos clássicos de comunicação. Neste mesmo cenário, uma nova geração cresce, a Geração Y.
Também chamada de Geração da Internet, a Geração Y é caracterizada por jovens com características inconstantes, que sabem o que querem e que já nasceram no mundo informatizado. Esses jovens são consumidores exigentes e sempre em busca de novidades, além de não abrirem mão de valores como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.
Diante das características desse novo e promissor público alvo, as mídias foram sofrendo mudanças, ou seja, foram se adequando as tecnologias e inovando para atingir também essa geração de indivíduos multitarefas. A informação que, de início, sofreu um processo de digitalização, saindo do físico para o virtual na chamada web 1.0 (grande biblioteca virtual) sofre modificações com o surgimento das hipermídias, ou seja, uma mídia composta por várias mídias. As hipermídias demandavam um ambiente mais complexo por possuir uma proposta de levar interação para o meio cibernético, unindo elementos como som, imagem e texto em um mesmo espaço.
Em 2004, surge a web 2.0 com a proposta de permitir mais liberdade ao usuário da internet, que deixa de ser passivo e passa a ter, também, a responsabilidade de produzir, mixar e classificar o conteúdo da rede. A nova versão da web vem acompanhada da febre das Mídias Sociais (produção de muitos para muitos)