resumo de energia renovaveis
-----------------
A utilização de energia renovável influencia na conservação do nosso planeta como um todo..
A energia renovável, também chamada de energia limpa, não libera os altos índices de poluentes na atmosfera como com a utilização da gasolina por exêmplo.
E como o próprio nome diz, "energia renovável" pode ser renovada, ou seja, tem ciclos seja ela adiquirida atraves do cultivo de plantas, luz solar ou geradores de energia com utilização da própria força do vento. O melhor de tudo é que com a utilização de energia renovável nos preservamos o planeta já que as mesmas se originam de fontes limpas conservando assim, nossas fontes não renováveis.
A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade.1 Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.1 A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.1 2
A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.
A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009,3 4 e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos.5 No final de 2009, as