Resumo de educação e novas tecnologias
Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas. É o momento de tornarmos o aprendizado de nossos alunos mais dinâmico, flexível, interativo e criativo, estimulando o aluno a "querer saber" o "curioso", o professor no entanto vai mediar e colher os frutos da era digital, por ele introduzidos os quais serão fascinantes, pois, teremos cada dia alunos mais produtivos e interessados em conhecer e desvendar. A internet é para professores inquietos. A inquietude nos leva a buscar sempre algo novo e interessante. A internet é o paraíso para quem tem este perfil. Se temos esses recursos disponíveis que facilitam a globalização até do ensino não há porque não utilizá-lo, já que isso tornará o ensino e a aprendizagem algo agradável.
O professor não deve somente coletar informações, mas sim trabalhá-las, deixando de ser o informador e passando a ser o coordenador do processo ensino-aprendizagem, assim a internet pode facilitar o trabalho do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumo de forma rápida e atraente. O papel principal do professor é ajudar o aluno a interpretar esses dados a relacioná-los, a contextualizá-los, para que os alunos aprendam, que se sinta sempre com vontade de aprender, de conhecer mais. O professor deve ter a internet como uma aliada, para preparar melhor as aulas, trocar conhecimentos e experiências com outros profissionais, tirar dúvidas dos alunos. É um desafio mais temos que nos preparar para novas formas de ensinar e aprender. Os alunos estão prontos para a Internet.