Resumo de eco.
Capitulo I
Economia:
• Ciência Social
• Pretende estudar a conduta humana nas suas interacções colectivas, com a distância requerida pela análise
• Estuda as decisões individuais e colectivas
• Procura determinar as razões pelas quais das decisões livres nasce uma ordem espontânea que muitas vezes dispensa uma supra-ordenação política (mão invisível)
• Procura acrescentar várias dimensões à compreenção da conduta social humana
• Fornece imagens da natureza humana
a) A afectação de recursos escassos
A economia trata das escolhas que a escassez de bens e recursos disponíveis impõe para que se satisfaça as necessidades. Se não fosse a escassez , as escolhas de que trata a economia seriam irrelevantes. A escassez é graduável e relativa e não sendo possível uma utilização indiscriminada dos recursos o facto de eles serem super abundantes para a satisfação de uma necessidade não significa que o excedente desses recurso possa ser reorientado com o mínimo de eficiência para outras necessidades.
A economia tem a pretensão de estudar a conduta dos agentes nas suas interacções sociais, num ambiente de escassez. Deste modo pondera a escassez e deixa-nos antever quais as necessiades. O problema das necessidades é evolutivio, estas são recorrentes e virtualmente inesgotáveis. Dependem da imaginação, e da sociedade, criadora de necessidades.
O problema economico fundamental é o da escassez e sem ele não teriamos de pensar as nossas decisões para que os recursos predurassem, logo a economia não seria necessária.
i) Corolários da escassez
A escassez é a medida da disparidade entre os meios e as necessidades. Assenta na ideia de que não possuimos recursos inesgotáveis, ou todos os recursos, para satiszazermos a necessidades. Impõe-nos escolhas (por vezes angustiantes), pois não podemos satisfazer todas as necessidades ao mesmo tempo, ou de igual forma. A tomada de uma decisão tem implícito o conceito de escassez, ppois é a