RESUMO DE DONDIS - CAP 01
Quando nascemos aprendemos a enxergar o mundo através dos nossos sentidos, quando somos bebês para identificar objetos e rostos, precisamos tocar, com o tato o bebê identifica, funciona da mesma maneira com a audição, mais tarde usamos o paladar e etc. A partir do momento que passamos a enxergar melhor, passamos a ser dependentes da nossa visão, por ser a maneira mais fácil e simples de compreender, entender, ver o que esta a nossa volta. A comunicação visual é o registro histórico mais antigo que sabemos para entender como funcionava as coisas a 30 mil anos atrás, portanto desde os primórdios da civilização somos dependentes da visão.
Com isso sabemos que a comunicação visual é de suma importância para um melhor entendimento do que esta a nossa volta, sabendo disso, busca-se da um enfoque maior para o estudo da comunicação visual, um obstáculo que se impõe a isso é a classificação das polaridades, belas-artes e arte aplicada.
Belas-artes seria a busca da beleza e estética nas obras de artes, objetos, projetos, sem levar em consideração a funcionalidade, sem dar função àquilo que esta se criando, exemplos: Pinturas, esculturas. Artes aplicadas já é o oposto disso, é a busca da funcionalidade, achar uma função para o que se esta criando sem deixar de levar em consideração a beleza, buscar o equilíbrio entre a estética e a funcionalidade, exemplos: Um caso com um design novo, um relógio com detalhes inovadores e belos. Buscando sempre em primeiro lugar, a funcionalidade do que esta se criando.
Nós como um todo, deixamos, com o tempo de aprender a compreender e enteder o que vemos, um exemplo disso, é a fotografia e o impacto que causou, não precisa-se mais de técnicas de observação para se capturar um momento, uma situação, é preciso