Resumo de desenho topográfico
Desenho topográfico é uma ferramenta usada para representar um terreno, área construída, mapas, cartografias, etc. Baseado nas informações obtidas em campo com a medição topográfica. Utiliza-se para realiza-los diferentes tipos de escalas, folhas de papel e alguns programas de computador como o AutoCAD. Existem ainda varias normas ABNT, onde se especificam regras a serem usadas na construção de um desenho topográfico, tal como tamanhos das folhas de papel, margens e escritas. São varias as áreas acadêmicas que podem necessitar de um desenho topográfico, no entanto as normas e restrições serão sempre as mesmas.
CAPITULO I
1. Conhecimento Básico de Topografia
Para elaboração de um desenho topográfico é primordial ter um conhecimento de topografia, que pode ser dividida em Topologia e Topometria.
Topologia: “estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem seu modelato”
Topometria: “estudo dos processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação da posição relativa de pontos”.
1.1 Plani- Altimetria
A Topometria por sua vez é dividida em Planimetria e Altimetria, que definem a partir das atividades de campo os três tipos de levantamentos topográficos que podem ser realizados:
“Planimétrico – para a determinação das posições planimétricas dos pontos (coordenadas X e Y)”.
“Altimétrico – para a determinação da cota ou altitude dos pontos (coodenada Z)”
“Plani-altimétrico- que nada mais é do que a realização simultânea dos levantamentos planimétricos e altimétricos”.
1.2 Poligonação
A poligonação é um dos métodos para a determinação de coordenadas de pontos em topografia, principalmente para a determinação de pontos de apoio planimétricos e podem ser classificadas em principal secundária e auxiliar. Onde a principal leva em conta os pontos de apoio de primeira ordem, a secundária se apoia no vértice da principal