Resumo de câncer de intestino
376 palavras
2 páginas
Câncer de intestino: é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países desenvolvidos. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos. Câncer é um crescimento anormal e descontrolado de células. Normalmente, as células do corpo se dividem de modo regular, com novas células sendo formadas para substituir igual número de células que se “esgotaram” ou para reparar danos. No câncer, células proliferam descontroladamente e o crescimento anormal de células cancerosas forma tumores, os quais podem destruir ou substituir tecidos normais do organismo. Tumores cancerosos, ou malignos, podem invadir tecidos ao redor, através de um processo conhecido como metástase: células malignas migram para locais distantes no corpo, onde as células podem se multiplicar novamente e formar novos tumores, ou metástases. A maioria dos cânceres de intestino se origina de células da camada interna da parede do cólon e do reto. Esta camada é chamada de mucosa.
Causas: Dieta: Dietas ricas em gordura e colesterol têm sido associadas com aumento no risco de câncer de intestino.
Tabagismo: Estudos recentes sugerem que tabagismo de longa data está associado com maiores taxas de câncer de intestino. O risco parece diminuir após a interrupção do tabagismo.
Sintomas: Se o tumor tem causado hemorragia crônica oculta, uma possível consequência é anemia ferropriva, devido à perda de ferro como consequência da hemorragia. Sintomas devido à anemia incluem fadiga,palpitações e palidez. Um outro sintoma é falta de apetite, e consequentemente, perda de peso inesperada. Outros sintomas, mais incomuns, incluem febre de origem desconhecida, e uma das várias síndromes paraneoplásticas, das quais a mais comum é trombose, geralmente trombose venosa profunda.
Tratamento: Cirurgia é atualmente o principal método de tratamento curativo do câncer colorretal, enquanto que quimioterapia e/ou radioterapia