banana verde
Márcia Bianchi
Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da USP
Aluna do Curso de Pós-Graduação “Obesidade, Emagrecimento e Saúde: abordagem multidisciplinar” – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Professora da disciplina de Saúde Coletiva, na Faculdade de Odontologia da Universidade Santo Amaro (UNISA)
Sem dúvida uma das frutas mais consumidas no Brasil, pelo seu sabor e versatilidade é a banana, porém a possibilidade do seu uso na fase não madura, ou seja ainda verde é bastante incipiente. O mesmo não acontece em outras culturas onde a banana verde é normalmente consumida após cozimento, sendo uma importante fonte de amido (Amido Resistente), e de diversos outros nutrientes. Além disso, a banana verde e conseqüentemente seus subprodutos têm sido objeto de estudo de inúmeras pesquisas no mundo inteiro, pelas suas propriedades funcionais, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças. O Amido Resistente parece estar relacionado à manutenção da saúde e à prevenção de doenças crônicas como o câncer e doenças do cólon, diabetes tipo 2, dislipidemias, doenças coronarianas e obesidade, mostrando-se como um importante alimento funcional. Dessa maneira relacionamos abaixo diversos estudos, com seus respectivos resumos, que vêm de encontro a essa nova proposta de saúde.
TESES DE DOUTORADO
PRODUTOS DERIVADOS DE BANANA VERDE (MUSA SPP.) E SUA INFLUÊNCIA NA TOLERÂNCIA
À GLICOSE E NA FERMENTAÇÃO COLÔNICA
Autor (a): Giselli Helena Lima Cardenette
Tese de Doutorado – Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental – Faculdade de Ciências
Farmacêuticas – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.
Endereço Eletrônico: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9132/tde-21112006-110917/
Produtos derivados de banana verde são ricos em Amido Resistente (AR) e Fibra Alimentar (FA). Sua ingestão acarreta em aumento da glicemia pós-prandial (após a refeição) e quando ingeridos antes