Resumo de Cárie
INTRODUÇAO DA ODONTOLOGIA
NOME: ANNE MOURA KORTHALS
INTRODUÇÃO
O pensamento para a história da cárie, observam-se três momentos diferentes de caracterização da doença na sociedade.Embora a cárie venha acompanhando o ser humano desde do período da pré história, essa doença tinha um baixo impacto populacional. Com a civilização cárie se torna-se um problema grave e de grande prevalência na saúde pública.
Trazendo um desafio na odontologia atualmente : “transformar seu pensamento, adaptando-o à nova realidade social da doença.”
Seguindo o princípio de que o entendimento causal só pode dar-se através do estudo dos processos gerais da sociedade em sua inter-relação com os processos particulares ou epidemiológicos,concebem-se diferentes teorias da causalidade.A teoria ocasional tem como única causa da produção da doença, partindo de fora do organismo agredido. Concepção dominante que ganha força com o advento do capitalismo.
A meta de todas as ciências empíricas seria,então, a elaboração de um “solo firme de fatos”,onde todo o fato teria uma tripla relação com oco letivo de pensamento: “todo fato tem que situar-se na linha dos interesses intelectuais do seu coletivo de pensamento” .O fato tem que “fazer-se presente a cada componente como coerção do pensamento e também como forma diretamente experienciável”.
METODOLOGIA
Para o entendimento dos estilos de pensamento em relação à etiologia da cárie,dentre outras possíveis fontes para pesquisas como teses, entrevistas, anais congressuais, optou-se por uma coleta de dados através de livros e artigos.
Ressalta-se como de fundamental importância a contemplação do pensamento teórico principal (análise de conteúdo), que engloba as concepções em relação à causa da doença através de uma análise de elementos teóricos comuns, linguagem específica