Resumo De Biologia
A Célula: a célula é a menor unidade do corpo humano, e elas se multiplicam de acordo com o crescimento do tecido. Foi visualizada pela primeira vez em 1665, por Robert Hooke, que observou as células da cortiça de uma rolha.
Todo ser vivo é constituído por células, podendo ele ser unicelular (formado por uma única célula) ou pluricelular (formado por várias células). Bactérias e protozoários são exemplos de seres unicelulares, enquanto plantas e animais são exemplos de seres pluricelulares.
Existem 2 tipos de células, procariontes e eucariontes. Ambas possuem citoplasma, membrana plasmática, e material genético (núcleo).
As células procariontes são mais antigas, e por isso possuem duplicação e estrutura mais simples. Não possui núcleo definido e assim, seu material genético fica disperso pela célula, material este composto por uma fita simples de DNA. Não tem citoesqueleto. Até são capazes de formar organizações, mas funcionam independentemente uma da outra. Possuem plasmídios, pedaços de DNA espalhados separadamente pelas células. Possuem poucas organelas, a maioria delas possui parede celular e, as vezes, apresentam uma cápsula.
Já as eucariontes são muito mais complexas, possuem mais organelas e possuem um núcleo organizado e com envoltório nuclear (membrana que delimita o material genético). Possuem múltiplos cromossomos, no caso dos humanos, 23 pares. Possuem citoesqueleto, que é responsável pela estrutura (morfologia), pela força mecânica e guia os movimentos da célula eucarionte. Na maioria das vezes são pluricelulares. Formam tecidos que se agrupam para formar órgãos, que se agrupam para formar sistemas, permitindo o funcionamento conjunto deles. A célula vegetal contém cloroplastos para obtenção de energia e parede celular para proteção, enquanto a animal contém a mitocôndria para a obtenção de energia e não possui parede celular.
Métodos de estudo de células: A célula pode ter seus componentes, sua química e seu funcionamento estudado