Resumo de Biofísica
Água:
70% da composição do organismo;
Solvente universal, e único solvente do corpo humano;
Alto ponto de fusão, o que é ótimo para evitar o congelamento de estruturas internas do corpo. Alto ponto de vaporização, o qual é oriundo da alta adesão e coesão das moléculas de agua.
Apresenta estrutura angular, próxima a tetraédrica, além de ser uma molécula polar.
Propriedades:
A molécula de água apresenta ligações de pontes de hidrogênio, as quais são feitas entre hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e flúor. No entanto nos sistemas biológicos as pontes mais abundantes apresentam ligações com o nitrogênio e o oxigênio.
A molécula de água fará pontes de hidrogênio com aminoácidos (aas), carboidratos e em menor escala com os lipídios, além de ligações com as próprias moléculas de água.
A capacidade de formar pontes de hidrogênio com a água determina a interação das substancias com a água. São as seguintes interações:
Interações iônicas;
Interações hidrofóbicas;
Interações hidrofílicas;
Interações de Van der Walls.
Água como solvente: Atua como solvente de solutos polares. Tendo como exemplo a dissociação iônica de um sal em meio aquoso, há a formação de uma camada de hidratação em tornos dos íons, isso quando o solvente é água, quando são outros solventes é camada de solvatação. Ao passar por canais iônicos há a perda de parte da camada de hidratação/solvatação, o mesmo acontece com enzimas e hormônios ao se ligarem aos seus receptores. O processo inverso, de dissolvatação, reside na desorganização das moléculas de água em torno do substrato, em função das maiores afinidade do substrato com seu sitio de interação.
Difusão de gases na água:
O N2 é um gás inerte no organismo;
O2 é pouco solúvel em água, para tanto há a associação com o ferro da hemoglobina, a fim de permitir o tráfego plasmático que leva aos tecidos.
CO2 também é pouco solúvel em água, e por ser apolar vai se difundindo pelas membranas celulares, entrando em contato com o