Resumo de autores da Administração
Adam Smith
Adam Smith nasceu em 1723 na Escócia, foi um economista e filósofo de grande importância para a Administração. A sua maior contribuição foi a Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Nações, lançado em 1776.
A sua teoria colocava a necessidade de racionalizar a produção, estabelecer a divisão do trabalho, realizar um planejamento e organização dos setores de trabalho. As pessoas deveríam fazer o que sabem fazer melhor, também era a favor da invenção das máquinas, pois um só empregado poderia fazer o trabalho de muitos. Deste modo, teríamos uma economia de tempo e maior produtividade. O autor também entendia que o preço de uma mercadoria deveria se equivaler a quantidade de trabalho despendido para fazê-la.
A idéia básica de Smith era que o governo não devia intervir na economia, eis que o mercado se regula sozinho. Ele era favor da liberdade do Comércio, entendia que a Indústria buscaria sempre atender os seus consumidores através de bons produtos e preços. E o trabalho era a moeda de troca entre os produtos.
David Ricardo
David Ricardo nasceu Londres em 1772, era um economista britânico,a sua maior contribuição foi a Teoria do Valor. Nesta teoria ele criou formas de avaliar o valor do bem. Se o bem não é suscetível de reprodução, se tornando raro, o seu valor vai ser de acordo com a demanda e oferta. Agora se o bem é suscetível de reprodução indefinida deve ter o mesmo preço de custo.
O autor também coloca que o valor de uma mercadoria também depende do trabalho empregado, tanto o trabalho presente como o trabalho pretérito, este consiste no emprego de ferramentas, instrumentos e etc. O preço também pode sofrer variações de acordo com os salários dos empregados. E o preço de mercado é diferente do preço natural. O preço de mercado é de acordo com a oferta e demanda, já o natural ele é de acordo com o gasto com o trabalho.
Sua idéia básica é mensurar o valor