Resumo autores dos fundamentos sociológicos e econômicos da administração
Adam Smitch: Filósofo economista que defendia o valor do interesse individual para garantir o interesse público e assim criou "A Riqueza das Nações", lançando as bases do liberalismo, a teoria da livre concorrência e do livre comércio. Em 1759, publicou seu primeiro trabalho, "A Teoria dos Sentimentos Morais”. “Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações" foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo.
David Ricardo: Economista criador da teoria da lei de ferro dos salários. Pregava a limitação na emissão de moeda como medida preventiva para o combate à inflação. Em 1817 “Princípios de Economia Política e Tributação”, onde expôs idéias econômicas que favoreceriam a burguesia industrial contra a classe ruralista. Morreu em 1823, tendo sido o pioneiro na exigência de rigor científico nos estudos econômicos.
Karl Marx: Filósofo, cientista político, e socialista, muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No sistema capitalista, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, muitas vezes o único bem que têm, tratada como mercadoria, e submetida às leis do mercado, como concorrência, baixos salários.
Augusto Comte: Filósofo fundador da Sociologia e do Positivismo, trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva. Em 1822 publicou seu "Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade". Em 1830 iniciou a publicação de seu "Curso de Filosofia Positiva" e em 1848 criou uma "Sociedade Positivista”. Entre 1851 e 1854, publicou os volumes do "Sistema de política positivista", cujas idéias viriam