Resumo Dama das Camélias
Autor: Alexandre Dumas Filho.
Tradução e adaptação: Walcyr Carrasco
Conta a história narrada de Armand Duval e sua paixão por Marguerite Gautier, uma cortesã.
Tudo começa quando um rapaz passou na rua e viu um cartaz de um leilão com móveis e objetos de luxo, era o leilão dos bens da falecida Marguerite Gautier. No dia seguinte ele vai ao leilão e nele arremata um livro, com um uma mensagem e uma assinatura enviada à Marguerite por Armand Duval.
Anos depois um rapaz bate na sua porta, ele se apresentava como Armand Duval e perguntava pelo livro, ele é convidado a entrar e contar sua história, o livro é entregue à Armand Duval que entrega-lhe uma carta de Marguerite, que conta sobre sua paixão por ele. Os dois ficam muito amigos e finalmente Armand decide contar sua história com Marguerite Gautier, com a jura de que deveria fazer um livro contando a história de amor dos dois.
Marguerite era conhecida como a Dama das Camélias, pois em todas as apresentações de teatro que ela ia, destacavam-se camélias no seu camarote, era a mais famosa cortesã (acompanhante) de Paris. Armand Duval apaixona-se a primeira vista pela mulher extrovertida e adoentada que ele conhecera no teatro. Marguerite Gautier mostra-se emocionada com a preocupação de Armand Duval com sua saúde. Os dois relacionam-se e acabam apaixonados um pelo outro e decidem relacionar-se, apesar de todos os empecilhos da profissão dela.
Armand Duval sofria com ciúmes, pois Marguerite Gautier era uma mulher muito requisitada e disputada pelos homens de Paris, tendo muito pouco para seu amado Armand Duval. Após muito tempo Armand decide largar o ciúmes de uma vez por todas e simplesmente aceitar Marguerite como ela realmente é, com seus defeitos, profissão e gostos.
Eles decidem morar juntos, na zona rural de Paris, levando uma vida pacata, livre de problemas e preconceito, até que depois de muito tempo o pai de Armand decide visitar ele. Os dois desentendem-se, brigam, até que no