Resumo da psicanálise
FREUD: foi o inventor da psicanálise. Formado em medicina e especializado em psicologia. Conseguiu uma bolsa de estudos em Paris, fazer residência médica, onde estudou com Jean Charcot; passou a utilizar a sugestão hipnótica. Aos poucos abandonou a hipnose, porque nem todos os pacientes queriam fazer isso, então desenvolveu a técnica de concentração, que era feita por meio de conversação, com isso abandonou as perguntas e passou a confiar na fala desordenada de seus pacientes. Só que ele notou que muitas vezes eles ficavam envergonhados, e não revelavam seus pensamentos, Freud denominou isso de resistência. E chamou de repressão o que faz desaparecer da consciência uma ideia dolorosa que está na origem do sintoma.
▪ Desenvolveu a Teoria Psicanalista (método interpretativo).
▪ Freud faz ressurgir: personalidade, desenvolvimento infantil, psicopatologia, etc.
▪ O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
1. TEORIA: conhecimento sobre o funcionamento da vida psíquica
2. MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO: interpretação daquilo que é manifestado pelo sonho, delírio, etc.
3. ANÁLISE: busca o autoconhecimento ou a cura.
PRIMEIRA TEORIA
Consciente - diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento; recebe ao mesmo tempo informações do mundo externo e interno. Destaca-se a percepção e raciocínio.
Pré-consciente - relaciona-se com os conteúdos que podem facilmente chegar à consciência; faz parte do inconsciente, mas pode se tornar consciente.
Inconsciente - refere-se ao material não disponível à consciência ou ao escrutínio do indivíduo.É atemporal (sem noção de passado e presente)
-É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemar pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.
- Um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis