Resumo da política brasileira desde a proclamação da república
1891: Após a renúncia de Marechal Deodoro, seu vice, Floriano Peixoto assumiu o governo sob forte tensão política, sendo responsável a governar um País entregue à inflação. Ficou conhecido como Marechal de ferro, devido a força com que Floriano aplicou sobre as revoltas que ocorreram durante seu governo.
1894: Prudente de Morais assume a presidência, o primeiro presidente eleito por voto direto, ou seja, eleito pelo povo. Seu governo foi dedicado a pacificação com facções contrárias ao seu governo. Prudente afastou os militares e direcionou seu governo aos produtores de café. Enfrentou a Guerra de Canudos, um movimento rebelde que desgastou seu governo, mesmo com a vitória do governo.
E assim, até 1930, passaram pela presidência do Brasil personagens que deram continuidade no processo de democratização do País, quando, enfim, chegamos à Era Vargas.
1930-1945: Era Vargas: Getulio Vargas assumiu o poder quando o Brasil se encontrava em muitos conflitos internos, com protestos contra o fim do Governo Provisório e a convocação de uma assembléia constituinte. O governo provisório foi derrotado e a assembléia constituinte nomeou Getúlio Vargas presidente por mais quatro anos. Durante seu governo os comunistas e os imperialistas tentaram tomar o poder. No período do estado novo foram criados alguns novos territórios federais uma nova moeda (Cruzeiro) e os direitos trabalhistas. Estourou a Segunda Guerra Mundial e Getúlio se aliou aos