RESUMO DA PETROBRÁS
Produção de Biodiesel a partir de oleaginosas obtidas em diferentes regiões da Bahia
Josenílton Alves dos Santos
Bolsista PRH-XX PB, E-mail : Joseniltonxp@outlook.com, 1Departamento V, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
R E S U M O
MOTIVAÇÃO: A escassez do petróleo, a segurança energética nacional, o aquecimento global e o aumento do consumo e do preço dos alimentos são problemas atuais que preocupam a humanidade. Como vai ser possível sustentar a vida moderna diante do esgotamento da principal fonte de energia, em escala global, que é o petróleo? Diante dessa questão, faz-se necessário erguerem-se as questões ligadas às energias alternativas.
É cada vez mais discutida a inserção de diferentes fontes de energia na matriz energética, em particular, as energias renováveis. Estas são originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração, ou seja, não se esgotam. Além de apresentarem menor impacto ambiental, sem afetar o balanço térmico ou composição atmosférica do planeta. Este tipo de energia é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do país. Diversos estudos sobre o emprego de energias renováveis têm sido realizados nos últimos anos, com destaque para o biodiesel motivado particularmente pela alta do preço do petróleo, atrelado ao enfoque econômico, bem como pelas preocupações sobre as mudanças climáticas e aos aspectos sociais e ambientais.
O biodiesel é considerado um biocombustível derivado de biomassa para uso em motores (tendo a mesma função do diesel), que pode ser produzido a partir de gorduras de origem animal, óleos vegetais e até mesmo óleos e gorduras residuais. O Brasil possui uma grande variedade de oleaginosas com possibilidade de extração de óleos para a produção de biodiesel em larga escala, além do sebo bovino e outras gorduras de origem animal. Algumas dessas oleaginosas são: soja, dendê (palma), mamona, babaçu, algodão, girassol, canola, pinhão