Teorias ADM
Embora as teorias científica e clássica, em suas respectivas épocas, fossem tidas como a “melhor maneira de organizar”, isto já não ocorre nos dias atuais. Hoje, na Era da Informação (pós 1990), o processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, assumiram frente junto às organizações contemporâneas.
Em conjunto com essa frente, temos administrações melhor qualificados, sábios o suficiente para dividir as funções supracitdas, o que permite maior participação dos funcionários na tomada de decisões, proporcionando assim, resultados extremamente satisfatórios.
Sendo assim, é possível observar diversas mudanças na cultura administrativa dos executivos. Já não vemos mais o pensamento voltado única e exclusivamente para o aumento de produção a qualquer custo, e sim, temos executivos preocupados com todas as faces de sua organização. A começar pela composição da estrutura organizacional da empresa, no investimento em treinamento e qualificação dos funcionários, na qualidade de vida e segurança de todos os envolvidos na atividade fim da empresa, e é claro, na sustentabilidade do negócio.
Vale ressaltar que ainda existem empresas estruturadas de forma mecanicista, o que dificulta o processo de mudança, afinal, estas são programadas para atingir objetivos predeterminados, sem dar oportunidade para a inovação e desencorajando a inicitiva empresarial. Neste caso, acredito que o correto a se fazer seria a inserção