Resumo sobre estudo petrobrás
Este resumo retrata sobre a implantação do sistema EVA e de sua contribuição para a disciplina de capital na Petrobras distribuidora.
Criada em 12 de Novembro de 1971, a Petrobras Distribuidora – BR é uma sociedade anônima, subsidiária da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, subordinada ao Ministério de Minas e Energia, exerce sua função altamente competitiva, detém a posição de liderança no setor.
Durante o Exercício de revisão do planejamento Estratégico 2002 – 2006, a Diretoria Executiva – DE da distribuidora definiu 12 projetos de cunho corporativo e um deles se destacou devido a necessidade de uma gestão baseada em Valor, através do EVA. Que foi o de “imprimir orientação de resultado às Unidades de Negócios da BR”.
Em Março de 2002 a DE, contratou a empresa Stern Stewart & Co. Ltda para implementação do EVA (Valor Econômico Agregdo). Com a necessidade de criação de valores e real responsabilização por resultados.
E, Dezembro de 2002 a Stern formalizou diagnostico onde pontos mais relevantes foram apresentados, relacionados à estratégia de gestão.
Em Janeiro de 2003 a DE, aprovou implementação de Gestão baseada em valores através do EVA, onde baseou-se, principalmente, nos seguintes ganhos ou vantagens potenciais para a cia: * Diretores, Gerentes das BU´s e seus subordinados passariam a ter visão clara de como melhorar a performance do negócio; * Ocorreria a disseminação da cultura de negócios e finanças por toda a empresa * Todo o capital passaria a ter um dono.
Questões para serem respondidas sobre a finalidade desta investigação científica: * Como a implementação do EVA vai conseguir melhorar a cultura de negócios e finanças por toda cia? * Como ela vai contribuir para que os “gestores de Capitais”, passem a ter visão clara de como melhorar a performance dos negócios da Cia. * Qual o grau de compreensão dos gestores de capital de suas responsabilidades e oportunidades como proprietários ou