RESUMO DA PARAGDIMAS HISTORICOS
336 palavras
2 páginas
1ª positivismo Surgem no século XIX , na França herdando do século XVIII traços do Iluminismo que é a ambição de encontrar leis gerais, ou padrões que a multiplicidade e diversidade da experiência histórica poderiam encobrir.
Immanuel Kant considerado filosofo iluminista elaborar a sua própria filosofia da História sustentando o pressuposto de que a Historia deveria ser examina sob o duplo prisma da racionalidade e universalidade.
2º Historicismo
Surgem no século XIX na Alemanha se desdobrado por outros países da Europa e da America, tendo um projeto inicial de elaborar uma história especificamente nacional, portando diferente do positivismo francês.
Mas em certo ponto Historicismo tem semelhança a Positivismo no contexto dos dois serem frutos de uma necessidade de época , representada pelo paradoxo de encaminhar uma modernização política que viabilizasse aquele desenvolvimento industrial que atenderia ás exigências da burguesia triunfante, e ao mesmo tempo conserva alguns privilégios sociais da nobreza.
3º Relativismo
É o paragdima historicista que se tratava da variedade de origens e autorias envolvidas na crítica relativista é particularmente sintomática das mudanças que estavam por ocorrer já desde as primeiras décadas do novo século.
Que na dicotomia entre positivismo e historicismo é útil para a compreensão dos modelos essenciais que se colocam como geradores de alternativas no quadro das ciências humanas.
4º Materialismo Histórico
É o paradigma que acena com possibilidade de que a historia seja posta a serviço dos movimentos sociais, das classes socialmente revolucionárias, dos oprimidos pela própria história, da desalienação do ser humano em múltiplos sentidos, dando-lhe a perceber as forças invisíveis que o estariam aprionando e determinando, em última instância, seu próprio destino. Surge no século XIX e que se entende até os dias de hoje, que se trata de uma “teoria da historia” cuja influencia não se dá apenas relativamente a