Resumo da obra 'luciola'
Lucíola é um romance narrado em primeira pessoa, ou seja, quem narra a historia não é Alencar diretamente. No caso, esse personagem narrado é Paulo – rapaz de 25 anos, bacharel pernambucano, recém-chegado do Rio de Janeiro – que em cartas dirigidas a uma senhora (G.M.) conta a historia de amor acontecida há seis anos entre ele e Lúcia.
No dia se sua chegada ao Rio de Janeiro, após o jantar, Paulo sai em companhia de um amigo para conhecer a cidade. Na rua vê passar de carro uma jovem belíssima. Um imprevisto faz parar o carro, o que dá a Paulo uma oportunidade de reparar melhor na moça. Após alguns dias em companhia do Dr. Sá, Paulo participa da festa de N. Senhora da Glória, e tem a oportunidade de ver a moça novamente. O amigo lhe conta tratar-se de Lúcia, a prostituta mais bela, requintada e disputada da cidade.
Algum tempo depois Paulo vai à procura de Lúcia, levado pelo desejo de possui-la. Mas depois de longa e agradável conversa, acaba se surpreendendo com o ‘casto e ingênuo perfume que respirada de toda sua pessoa’. E ele, que fora cheio de desejos, agora na rua, se acha ridículo por não ter sido mais ousado.
No dia seguinte Paulo volta a casa de Lucia. Mas ao seu primeiro ataque, a moça se opõe e chora. Achando que ela esta fingindo, ele se mostra aborrecido e ela reage atirando-se completamente nua em seus braços.
No auge do prazer do sexo, Paulo percebe algo diferente nas caricias de Lucia: mesmo no clímax do gozo, parecia que ela sofria. Sente, na hora, uma imensa pena, ao que ela responde cinicamente: ‘- Que importa¿ Contanto que