Uma Garota Bonita
Relatório sobre o livro “Uma garota bonita”
Por :
Ianca Andrade
Igor Barreto
Trabalho apresentado ao professor de LPLB,Venicio Ferreira
Conceição do Coité
Abril de 214
Uma garota bonita
O Romantismo Literário teve inicio no século 19 e com esse movimento se rompeu a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresentou novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, a valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, à temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo, nela é necessário que a vida e a morte andem juntas, pois somente os extremos valem a pena.
José de Alencar foi um escritor muito importante para o romantismo brasileiro, pois foi o maior representante deste movimento no Brasil com suas obras como o Guarani e Iracema que mostraram a importância do índio para a formação da cultura brasileira. José de Alencar fez parte da primeira geração do romantismo, outra obra de grande sucesso é “Lucíola” que mostra as contradições da classe burguesa da época.
No romance, é possível identificar cenas onde lá está presente o machismo que é muito criticado pelo autor pelo estereótipo de que as mulheres devem ficar em casa cuidando da família e não deve sair para estudar, que sua função é servir um homem que por sua vez se sente superior a mulher e outro estereótipo que se refere à prostituta ter uma “vida fácil” e na verdade não é bem assim, pois a maioria das vezes as prostitutas seguem esse caminho por falta de opção, sendo obrigadas, pois é a única forma de sobreviver.
Podemos perceber essas situações nos seguintes momentos do livro:
“ - Vida fácil? – repetiu Lúcia, furiosa. - Não acredito que você disse isso, Daniel. Você tá mesmo chamando a Lúcia de “mulher de vida fácil”?
- Tá! Então, vou chamar do que?Trabalhadora do sexo?
- Pode chamar de