Trabalho De Filosofia
Hiago =As teorias do conhecimento na Idade Média não colocavam em dúvida a possibilidade de conhecer a realidade tal qual ela é. Contudo as influências do Renascimento levaram, a partir do século XVII, ao questionamento da possibilidade do conhecimento, dando origem às teorias empiristas e racionalistas.
Andreza= Kant depois de estudos acaba concluindo que o conhecimento só é possível pela conjunção das suas fontes: a sensibilidade e o entendimento.A sensibilidade dá a matéria e o entendimento as formas do conhecimento. O criticismo kantiano tinha como objetivo principal a critica das faculdades cognitivas do homem, no sentido de conhecermos os seus limites.
Breno =Assim, em sentido geral, merece a denominação de criticismo tudo que tenha relação com a investigação dos fundamentos do conhecimento como condição para toda e qualquer reflexão filosófica.
Felipe =Levado às suas últimas consequências, o criticismo pode ser encarado como uma atitude que nega a verdade de todo conhecimento que não tenha sido, previamente, submetido a uma crítica de seus fundamentos. Neste sentido, o criticismo aproxima-se do cepticismo, por pretender averiguar o substrato racional de todos os pressupostos da ação e dos pensamentos humanos. Devemos referir que tal como o dogmatismo o criticismo acredita na razão humana e confia nela. Mas ao contrario do dogmatismo, o criticismo "pede contas à razão".
Igor=Em sentido restrito, o criticismo é empregue para denominar uma parte da filosofia que fala sobre à questão do conhecimento.A sua meta consiste em determinar o que o entendimento e a razão podem conhecer, encontrando-se livres de toda