Resumo da história do pensamento geográfico
Á Geografia existe desde os tempos dos povos primitivos, pois eles já usavam uma prática geográfica, para poder caçar e se proteger, eles tinham que conhecer determinado território muito bem. Mas o homem começou a transformar de fato o espaço com o surgimento da agricultura, pois com isso o homem deixa de ser nômade e passa a se fixar em um determinado local, dando origem as primeiras civilizações, cidades e impérios. Quando a agricultura passa a ser produzida com excedente cria-se a divisão social do trabalho, a divisão de classes e a divisão do espaço; isso acabou dando ao homem uma estrutura social, que são suas relações econômicas, políticas e sociais, e também foi instituído o Estado para organizar tudo isso.
Foram os gregos a primeira cultura a explorar a geografia como ciência e filosofia. Eles se interessavam em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, para isso era necessário que conhecem os ambientes físicos e os fenômenos naturais. Também viam o mundo como um todo através de estudos filosóficos e astronômicos, os Romanos dominaram a Grécia e se apropriaram de todo os seu conhecimento, eles utilizaram muito a cartografia.
Com a queda do Império Romano e a difusão do Cristianismo, houve a regressão do conhecimento geográfico.
Os Bárbaros derrubaram o império Romano e instauraram o Sistema Feudal, dividiram a Europa em pequenos feudos e cada feudo tinha sua própria forma de política, não era mais uma política uniforme sobre o território.
O conhecimento científico foi fortemente foi fortemente controlado pela religião, e a geografia praticamente desapareceu cientificamente nesse período.
No século XV e XVl intensificou-se as embarcações em busca de novos continentes, para a pratica do mercantilismo e domínio de novas terras, acontecimento influenciado pela burguesia que tinha grande influencia política diante o Estado absolutista. Isso trouxe novamente o interesse pela descrição