Resumo da fisiologia cardiaca
O coração é dividido em metade direita e esquerda por um septo longitudinal, orientado obliquamente. Cada metade consiste em átrio esquerdo (mais posterior, não pode ser diretamente examinado) e direito, que formam a base do coração (2º espaço intercostal esquerdo e direito na base do esterno); e ventrículo esquerdo (atrás e a esquerda do v.d., sua extremidade inferior é chamada de ápice cardíaco ou ictus cordis, que mantem contato direto com o gradil costal no 5º espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular, variando de 1 a 3 cm de diâmetro) e direito (maior parte da superfície anterior estreita-se no sentido cefálico e une-se a artéria pulmonar na base do coração, isto justifica abaulamento em crianças em decorrência do crescimento anormal do ventrículo direito).
Vasos da base: 1) Artérias pulmonares (divide-se em direita e esquerda); 2) Aorta (origina-se do ventrículo esquerdo, curva-se na altura do ângulo estermomanubrial, onde forma arco voltado pra tras e esquerda arco aórtico); 3) Veia cava superior (desemboca no átrio direito). Disponível em: http://tecnico-em-enfermagem.blogspot.com.br/
SEMIOTÉCNICA: INSPEÇÃO, PALPAÇÃO E AUSCULTA.
- paciente em decúbito dorsal (outros: sentado, déc. lateral e de pé com tórax inclinado para frente)
- médico do lado direito (sentado ou em pé)
Inspeção e palpação Simultaneamente
- PESQUISAR: Ictus cordis ou choque de ponta, abaulamentos, retrações, batimentos ou movimentos visíveis ou palpáveis, palpação de bulhas e frêmito cardiovascular.
- OBSERVAÇÃO: tangencial e frontal
- ABAULAMENTO: na região precordial indica aneurisma da aorta, cardiomegalia, derrame pericárdico e alterações da caixa torácica. Em crianças dilatação, principalmente do v.direito, deforma precórdio facilmente. Importante diferenciar abaulamentos por alteração da estrutura osteomuscular causadas pela dilatação do ventrículo direito.
- ICTUS CORDIS: pesquisa-se localização, extensão, intensidade, mobilidade,