Resumo da faixa de gaza
Israel anexou e ocupou a Faixa de Gaza durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em conformidade com os Acordos de Oslo, assinados em 1993, a Autoridade Palestina se tornou o órgão administrativo que governa os centros populacionais palestinos. Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egito. O governo israelense unilateralmente desocupou Gaza em 2005.Desde julho de 2007, depois das eleições parlamentares na Palestina em 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas tem controlado de facto a administração da área.
Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, no final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Durante a primeira Guerra árabe-israelense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte de Israel. Em agosto de 2005, no entanto, o governo isralense, liderado por Ariel Sharon ordenou remoção de toda presença permanente de Israel no território palestino de