Resumo: Curriculo e Desenvolvimento Humano
O DESENVOLVIMENTO HUMANO se divide em períodos como infância, adolescência, maturidade e velhice, nesses períodos se desenvolvem diversas formas de comportamento e aprendizados como a línguas variadas, dentre outros.
A ação da criança depende de seu desenvolvimento orgânico e o meio em que vive fazendo com que forme sua identidade cultural. O desenvolvimento cultural tem sido diferente as gerações anteriores, pois com a chegada de inovações tecnológicas e a maior facilidade de obter informações, repercute no desenvolvimento de funções psicológicas.
A FUNÇÃO SIMBÓLICA é responsável pela construção de significados e acumulação de conhecimento que variam de acordo com o período de desenvolvimento, sendo uma atividade básica das ações escolares.
A realização da PERCEPÇÃO é realizada pelos cinco sentidos, desta forma o ensino deve mobilizar várias dimensões da percepção para que o aluno guarde os conteúdos na memória de longa duração.
A MEMÓRIA está sempre presente na vida do ser humano, ao utilizarmos várias vezes durante a nossa vida, porém a memória tem três momentos: a de arquivar, a de evocar e o de esquecer, também podemos classificar a memória em mais dois tipos: quanto ao tempo, curta duração e longa duração e quanto à natureza implícita, explicita e operacional.
A nossa capacitação de inventar e criar vêm da nossa IMAGINAÇÃO, é uma das nossas funções psicológicas mais independentes das nossas funções. A imaginação não está desagregada da memória e na verdade a imaginação é uma construção sendo parte da aprendizagem, pois quando se imagina faz conexões com as suas memórias, assim ao se estimular a imaginação do aluno podemos conectar o conteúdo do aprendizado com as suas memórias.
As VIVÊNCIAS vividas pela criança na escola se interagem com as experiências e conhecimentos do seu cotidiano, no seu lar com a família, relação de amizade, etc. No processo de aprendizagem a criança utiliza se de todas as possibilidades,