Resumo crítico do módulo custos
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS EMPRESARIAIS E NEGÓCIOS
FRANCISCO OSMÁ DOS SANTOS
RESUMO CRÍTICO DO MÓDULO CUSTOS
RIBEIRÃO (PE)
ABRIL 2013
FRANCISCO OSMÁ DOS SANTOS
RESUMO CRÍTICO DO MÓDULO DE CUSTOS
Trabalho para complementação de nota apresentado a Escola Superior Aberta do Brasil, para aprovação no Módulo Custos do Curso de Pós Graduação em Administração, Finanças Empresariais e Negócios.
RIBEIRÃO (PE)
ABRIL 2013
INTRODUÇÃO
Custo significa sacrificar algo em pró de se obter alguma coisa ou resultado em futuro que irá superar o realizado. Diferentemente de despesa que seria algo colocado em uso, mas que não obteria diretamente o seu retorno.
Com o advento da Revolução Industrial no século XVIII os administradores daquela época sentiram a necessidade de contabilizar os produtos que se encontravam em estoques. Com isto surge a Contabilidade de Custos que, ao passar do tempo e com o desenvolvimento do mercado e das civilizações passou a ter uma importância maior e até fundamental dentro de uma empresa ou entidade.
Os custos passaram a ser de divididos e qualificados dependendo do setor e da área em que a empresa atua. Mesmo as empresas que são consideradas como prestadores de serviços aderiram ao sistema de Contabilização de Custos, pois mesmo que não possuam produtos, mas têm-se serviços ou projetos em andamento e estes precisam ser contabilizados.
Os Custos de uma empresa podem ser diretos ou indiretos, variáveis ou fixos dependendo no nível hierárquico em que esteja sendo calculado.
O Custo-Padrão serve para empresas terem uma visão sobre normas e situações que ao longo do tempo podem ser utilizadas para tomada de decisão em longo prazo.