Resumo crítico do filme "um sonho possível"
O filme tem, como um dos assuntos principais, o futebol americano, um dos esportes mais populares no país. Logo no início, a decoradora e ex-líder de torcida Leigh Anne explica o título do filme em inglês, que quer dizer “o lado cego”. Como é um esporte distante da realidade do Brasil, a explicação é justa, já que o termo "blind side" ajuda na base da história: quando um quarterback( capitão e organizador de jogada do time) da direita se prepara para um passe, o atacante esquerdo de seu time deve proteger seu lado cego(que seria como o ponto cego de um paredão em movimento) de um ataque do time adversário.
O principal personagem do filme, Big Mike, é um afro-americano, obeso e filho de uma mãe viciada, que apesar de preocupada com os filhos, não consegue se livrar da ” sua próxima dose”. Tendo crescido em um ambiente de rejeição, Big Mike acaba saltando entre lares adotivos, sem conseguir encontrar afeto verdadeiro. As situações a que ele é exposto em sua infância fazem com que ele seja fechado e introspectivo - quase aparentando deficiência mental – e na verdade, utilizando mecanismos de defesa psicológica contra mais “danos”. Por mais confuso que possa parecer, o menino que aprendeu a fechar os olhos para esconder as coisas ruins (ou se esconder delas), tornou-se um adolescente terno, não deixando que a amargura tomasse conta de sua vida.
A situação começa a tomar rumo diferente quando o seu pai adotivo “daquele momento”, amigo de um treinador de futebol americano , sugere que o mesmo tente colocá-lo na escola particular cristã onde ele trabalha. Apesar de não ter notas adequadas para acompanhar a rigidez do colégio, ele consegue a vaga ,com grande intercessão do treinador ,pois poderia render vitórias esportivas à escola e também pelo argumento da “caridade cristã” (percebe-se claramente neste momento o conservadorismo e preconceito nos membros do colegiado encarregado de decidir o destino do