RESUMO E RESENHA FILME TEMPOS MODERNOS Copia
O filme mostra a história de Charles Chaplin que é funcionário na linha de produção de uma grande indústria. Filme de comédia, drama e romance, em preto e branco sem muitas falas. “Tempos Modernos” passa na época de revolução industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série. Onde mostra: desemprego, fechamento de indústrias, exploração da classe operária, péssimas condições de trabalho, superpopulação em grandes cidades, desnutrição e doenças, traduzidas como desmoronamento das esperanças e do desespero pela sobrevivência.
Outro ponto a citar, é que o filme é um tanto futurista, já que várias tecnologias existentes no filme não existiam há época, isto é demonstrado dentro de uma fabrica onde o Charles Chaplin trabalha como operário.
No filme mostra os primeiros movimentos de grevistas, devido as insatisfações dos operários que reivindicam melhores condições de salário e trabalho. Esses movimentos grevistas foram reprimidos pelos patrões que tinham receito de perde o controle sobre seus funcionários e perda de produção, com isso os patrões acionavam as autoridades que usavam de força para o esvaziamento desses movimentos para que os funcionários retornassem logo ao trabalho.
Percebe-se claramente neste filme essa desvalorização do trabalho humano de forma tão irreverente e impactante que se torna impossível não acionarmos o nosso senso crítico, sendo possível até mesmo, fazermos uma analogia entre a época que esse filme foi produzido e os tempos atuais, pois assim como retratado no filme, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores empresas, atualmente, tem visto seus funcionários como máquinas que podem a qualquer momento aumentar ou diminuir sua velocidade de trabalho, colocando em segundo plano o capital humano, cheio de sonhos, valores, sentimentos e digno de reconhecimento e valorização.
Resenha – Tempos Modernos
Assistimos ao filme “Tempos