Resumo critico mizukami
MIZUKAMI, M. G. Nicoletti1
Tradicional
- autoritarismo, - condução do aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade, - ênfase aos modelos, aos especialistas e ao professor. Características Gerais
Behaviorista
- controle, - primado do objeto (empirismo), - conhecimento como descoberta que se dá no mundo externo, - ciência como tentativa de descobrir a ordem na natureza e nos eventos.
Humanista
-enfoque no sujeito: principal elaborador do conhecimento humano - ênfase às relações interpessoais, á vida psicológica e emocional, - preocupação com o autoconceito, - professor = facilitador - conteúdo advém das experiências dos alunos.
Cognitivista
- investigação dos processos centrais do indivíduo, - implicação no estudo científico da aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, - predominância interacionista, - êntase dada á capacidade do aluno de integrar informações e processá-las. tem perspectiva interacionista, - é um sistema aberto, em reestruturações sucessivas, em busca de um estagio final nunca alcançado por completo, - esta em processo progressivo de adaptação homem-meio, - alcança o máximo de operacionalidade em suas atividades (motoras. verbais ou mentais) em direção ao pensamento hipotetico-oedutivo.
Sócio Cultural
- preocupação com a cultura popular, - possibilidade de uma real participação do povo como sujeito de um processo cultural, - síntese pessoal de tendências tais como: o neotomismo, o humanismo, a fenomenologi, o existencialismo, o marxismo. tem abordagem interacionista com ênfase no sujeito como elaborador e criador do conhecimento. -é real, inserido num contexto histórico, -é um ser da praxis (ação e reflexão do homem sobre o mundo, com o objetivo de transformá-lo).
- inserido no mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas, - receptor passivo. Homem
- é consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente, - controla a situação