resumo Coração
Seroso Viceral (Epicárdio) → Miocárdio (mais extensa) → Endocárdio( mais interna).
O miocárdio forma um sincício de muitas células musculares cadíacas, no qual elas estão tão interconectadas que, quando uma delas é excitada, o potencial de ação se espalha para todas, propagando-se de célula a célula pela treliça de interconexões (disco intercalados fundidos entre si, formando junções comunicantes permeáveis). O coração tem 2 sincícios: (a) o sincício atrial, que forma as paredes dos dois átrios; e (b) o sincício ventricular, que forma as paredes dos ventrículos.
Átrios são separados dos ventrículos por tecido fibroso que os potenciais não atravessam.
Assim, os potenciais são conduzidos pelo sistema: feixe A-V . Essa divisão do músculo permite que os átrios se contraiam pouco antes do ventrículo, o que é importante para a eficiência do bombeamento cardíaco.
•
Funcionamento:
Valvas atrioventriculares: as valvas A-V(tricúspide e mitral) evitam o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole. Essas valvas abrem e fecham passivamente, ou seja, se fecham quando um gradiente de pressão retrógrada força o sangue de volta, e se abrem quando um gradiente de pressão para diante leva o sangue à frente. Por razões
•
•
anatômicas, para se fecharem as valvas A-V, membranosas e finas, quase não requerem pressão retrógrada, enquanto as semilunares, muito mais pesadas, requerem fluxo retrógrado rápido por alguns milissegundos.
Músculos Papilares: ligados aos folhetos das valvas A-V pelas cordas tendíneas. Eles se contraem juntamente com as paredes dos ventrículos, mas não ajudam as valvas a se