Resumo-coração valente
No filme é retratado a história de William Wallace, um guerreiro escocês e herói medieval.
Apesar do contexto do filme ser de guerra e lutas, a figura do guerreiro Wallace e nos mostrada de uma maneira mais suave e romântica e não tão sanguinária quanto a realidade da época.
No reinado do Rei Inglês Eduardo I, no final do século XIII, a Escócia era dominada por esse Rei, mas muitos escoceses, já não compartilhavam desse domínio e surgiam focos de resistência a esse reinado e a essa opressão inglesa.
Quando criança William Wallace sente a morte de seu pai, pelo exército inglês e é criado pelo seu tio, que lhe cria conforme seus costume. William se torna um guerreiro e depois de percorrer o mundo, e tendo outra visão, devido as batalhas e ao conhecimento de outras culturas retorna a Escócia, a sua terra natal e a sua família
Rapidamente volta a se encantar com uma camponesa de seus tempos em família e para fugir do direito feudal da época ( o prima nocte), o qual permitia ao senhor Feudal, ter o direito a primeira noite da noiva no dia do seu casamento, contrai esse matrimonio secretamente, mas mesmo assim, sua noiva e levada, presa e morta pelo senhor feudal. Na tentativa de recuperar sua amada, Wallace e alguns guerreiros invadem a propriedade feudal do nobre inglês, e o combate sangrento e violento, faz com que Wallace tenha a sua vingança e desta vingança surge o sentimento de liberdade para todo a escócia, contra o domínio inglês em suas terras.
Mobilizações de clãs e guerras setorizadas, marcam a ascensão do exército de William Wallace.
Tal ascensão chega a incomodar o Rei Eduardo I, que após aconselhamento envia exércitos para conter Wallace, mas estes são derrotados devido a astucia e aos conhecimentos de guerra adquiridos por Wallace, nas suas viagens pelo mundo. A vitória na batalha de Stirling Bridge, ganha pelo exercito de Wallace, pintado com as corres da escócia em seus rostos, faz com que os nobres