Coração valente resumo e paralelo com a realidade
Coração valente
O filme retrata a figura histórica de William Wallace (Mel Gibson), guerreiro, patriota escocês e herói medieval. O realizador tenta conferir ao protagonista uma faceta mais romântica e idealista e menos sanguinária.
A ação situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.
Depois de, ainda criança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à Escócia sua terra natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito da primeira noite), contraem matrimonio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês,Wallace decide se vingar por sua amada , no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses pois esses sempre estiveram mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.
Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado, porém jamais jurou fidelidade nem submissão a coroa inglesa, acabou executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta.
Contudo não passa de mera ficção a historia verdadeira não é um romance trágico, Wallace foi protagonizado por Mel Gibson no filme Coração Valente, mas basta perguntar para um escocês o que ele pensa da produção hollywoodiana para ouvir a resposta: ''É um belo filme de ficção. Mas não tem nada a ver com a história real. ''
A Historia
William Wallace nasceu em Elderslie, provavelmente no ano de